Podas e Desbastes
Produção Agrícola e Animal
Operador Florestal
Capacitar os formandos com conhecimentos teoricos e praticos, competências e atitudes para desempenharem actividades relacionadas com podas e desbastes.
Efectuar os diferentes tipos de poda (formação, manutenção, rejuvenescimento e sanitárias) e desbastes de acordo com os sistemas de condução escolhidos, o estado de desenvolvimento e sanidade das espécies.
I. Tipos de podas 1.1. Formação 1.2. Manutenção 1.3. SanitáriasII. Épocas de poda 2.1. Legislação em vigorIII. Finalidades da podaIV. Ferramentas e utensílios - utilização de motosserras, machado, outros 4.1. Regulações/afinações 4.2. Manutenção/conservaçãoV. Desinfecção das ferramentas de podaVI. Realização de desbastes 6.1. Importância 6.2. Época de desbastes 6.3. Equipamentos utilizadosVII. Cálculos das produções obtidas (lenha)VIII. Registo de dadosIX. Descasque de árvores 9.1. Métodos e ferramentas 9.2. Época métodos e ferramentasX. Boas práticas de higiene e segurança
Idade Igual ou Superior a 16 anos. Situação Profissional:Activos (trabalhadores por conta própria, trabalhadores por conta de outrém, desempregados) que exercam ou venham a exercer actividade relacionada com a poda e desbaste.
Exposição dialogada demonstração e trabalhos de grupo Apelo à experiência dos formandosExemplificação de boas e más práticas com recurso a meios audio-visuais Simulações